Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

15
Jun 06

É como tem estado o tempo nestes dias, muito eléctrico. Por essa razão não tenho escrito nada nos blogues nem visitado os restantes, pois ao primeiro indicio de relâmpagos, toca a desligar o pc que eu não gosto de ter as coisas ligadas com trovoada por perto. Tanta coisa que tinha para escrever e as trovoadas não deixaram e agora também não o irei fazer, pois o timing não é o apropriado. Vou falar antes deste fenómeno que nos tem visitado nesta semana.

Como alguns devem saber, caem por dia cerca de 2000 raios no planeta. Acredito que nestes dias, só em Portugal, atingimos essa fasquia. Só na noite de S. António em V. N. Famalicão, como foi noticiado, houve um desses fenómenos atmosféricos que deixaram todos em pânico por aquelas paragens. Nessa noite tive oportunidade de observar essa tempestade, embora tenha sido ao longe e ainda bem, enquanto passava por trás de uns montes que existem aqui perto de minha casa. Estive cerca de uma hora a observar a dita cuja e fiquei impressionado com semelhante. Nessa hora cheguei a contar cerca de 40 raios num minuto. 40 NUM MINUTO. Embora a média fosse de 25/30 por minuto, para quem viu ou passou por aquilo teve, mais uma vez, a estranha sensação de pequenez em relação à Natureza. Devo dizer que já passei por uma situação semelhante, mas nunca a este ponto. Também não sou muito velho, haverá pessoas que se lembram de igual ou pior, mas eu não.

Ontem à noite aproveitei e fiz uma visita às páginas do Instituto de Meteorologia, onde existem lá um mapa com os locais onde houve descargas atmosféricas nas últimas 24 horas. Para quem quiser ver, deixo-vos com o link :  http://web.meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoDEA.jsp e poderá ver com os seus próprios olhos o porque de eu dizer que batemos o recorde dos 2000 raios. Façam uma pesquisa por os restantes dias e comprovem.

Boas observações.

 

publicado por Alvaro Faustino às 17:40

Olá Aalvafaust.
Ora ai está um fenómeno de natureza que é de respeitar... pela sua grandeza.
E lindo de se ver, principalmente se estiveres ao pé do mar.
Bom fim de semana.

Maeve a 16 de Junho de 2006 às 09:46

Ao pé do mar sim. Mas desta vez, não foi preciso. Aqui para os lados do Monte de S. Eufémia foi espectacular. E horripilante, parecida com uma cena de um filme de terror.

Então amigo? Acagaçado com a trovoada? Estás perdoado, não era para menos.Eu aqui mais a baixo, não senti a tempestade com essa intensidade, mas ainda assim fez muita trovoada e choveu a potes.
Estavamos em pleno almoço festivo quando na televisão fomos surpreenedidos pelos enormes estragos em Famalicão, entre outros estragos na agricultura.
ciloca a 16 de Junho de 2006 às 18:01

Acagaçado. Aí está a palavra correcta.

Com que então "Dança Comigo" a 17 de Junho, amanhã? E eu aqui tão perto, tomo café no Campo Pequeno todos os dias e não vou lá estar.por ser Sábado. Se fossemos adolescentes aproveitariamos para dizer um olá , assim como não..vou aguardar que transmitas as peripécias mais tarde.
ciloca a 16 de Junho de 2006 às 18:09

Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16
17

19
21
22

25
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
Boas, sou estudante e procuro trabalho no verão na...
blogs SAPO