Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

12
Jan 09

O capitão D`Artagnan, um dos lendários mosqueteiros franceses, está enterrado na Holanda. Pelo menos isso é o que afirma a historiadora francesa Odile Bordaz, que acredita que o túmulo do D`Artagnan encontra-se numa igreja em Wolder, um bairro periférico da cidade de Maastricht.

 

O quarto mosqueteiro D`Artagnan morreu em Junho de 1673 durante um cerco a Maastricht imposto pelo rei francês Luís XIV. Seu verdadeiro nome era Charles de Batz-Castelmore, conde de Artagnan.

D`Artagnan ascendeu ao comando dos Mosqueteiros, uma unidade de elite francesa. Suas memórias foram utilizadas por Gatien de Courtiz de Sandras para escrever um livro que, por sua vez, foi a base da famosa novela "Os Três Mosqueteiros", escrita por Alexandre Dumas.

 

 

 

Maastricht
O facto de D`Artagnan ter morrido em Maastricht depois que uma bala de mosquete atingiu sua garganta já era conhecido. Junto a isso, naquela época, os soldados e oficiais costumavam ser enterrados directamente na igreja mais próxima. Também era quase impensável que o corpo tenha sido trasladado à França no quente verão de 1673.

Todos esses factores juntos são, segundo a historiadora francesa, as principais razões que a levaram a afirmar que D`Artagnan foi enterrado na já desaparecida igreja de Wolder, perto do quartel general do rei Luís XIV.

 

Igreja substituída
"A história de Bordaz é questionável" opina Win Dijkman, arqueólogo do Centro de Cerâmica de Maastricht. "A igreja está representada em diversas gravuras, mas já passaram muitos séculos. Ela foi substituída por uma igreja gótica que foi erguida no mesmo lugar no século XIX. É muito provável que, durante as obras, os túmulos tenham sido esvaziados", argumenta.

Dijkman e a historiadora francesa Bordaz se conhecem. Os dois organizaram juntos uma exposição sobre D`Artagnan no Centro de Cerâmica. "Todo mundo conhece o personagem do livro de Alexandre Dumas, mas poucos sabem que o mosqueteiro também foi uma figura histórica. É muito provável que D`Artagnan seja o personagem histórico mais famoso vinculado a Maastricht", afirma Dijkman.

 

Escavações
A especialista francesa em D`Artagnan diz ter 90% de certeza de que o mosqueteiro está enterrado em Wolder, mas Dijkman acha difícil comprovar esta teoria. "A possibilidade de que encontremos o túmulo, mesmo escavando, é mínima. Do ponto de vista arqueológico, também não existe necessidade disso. Nós escavamos porque devemos, não porque queremos. Por exemplo, porque restos arqueológicos correm risco devido a alguma construção. Fora isso, não acredito que o padre da igreja se entusiasmaria com a ideia", diz Dijkman.
 
Por enquanto, segue sendo uma teoria, a afirmação de que D`Artagnan esteja enterrado em Maastricht.
 
in http://www.parceria.nl/Holanda/
 
Com esta é que eu não contava. E esta heim.
publicado por Alvaro Faustino às 19:51

O que mais importa é que a fama de D`Artagnan não está enterrada.

1 abraço e óptimo ano
Andesman a 17 de Janeiro de 2009 às 21:40

É o começo de uma história que irá acabar como a de Colombo. Tipo encontrem o Wally.
Alvaro Faustino a 18 de Janeiro de 2009 às 11:08

Olá :)
O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
Um abraço,
http://bloteigas.blogspot.com/
Rotiv a 17 de Janeiro de 2009 às 22:46

Obrigado pela visita, irá ser retribuída.
Alvaro Faustino a 18 de Janeiro de 2009 às 11:09

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
Boas, sou estudante e procuro trabalho no verão na...
blogs SAPO