Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

26
Set 09

O aquecimento global é uma verdade ou uma invenção dos média e dos politícos, patrocinada por uma dúzia de cientistas?

Das informações a que tenho acesso e procurado, tudo me leva a crer que o problema do aquecimento global é uma realidade, mas mesmo assim ainda há pessoas que o vêm como um embuste.

 

Seja como for, existe uma realidade à qual não podemos fugir: estamos muito dependentes do petróleo, o que faz com que a economia não seja uma linha média de crescimento, mas sim aquilo que conhecemos pelas notícias, com todos os seus altos e baixos, picos e quedas.

 

A verdade é que nos meus tempos de míudo, notava muito mais a evolução anual das estações do ano. "Abril, águas mil", "Maio, come-se a cereja ao borralho". "O Maio parte com o raio", vários dizeres do povo que na altura pareciam verdadeiros. Mas tal como eu, a maior parte de nós nota que isto mudou. Temos chuvadas, algumas com queda de granizo, em pleno Verão, ou dias de calor doentio em pleno Dezembro.

 

A realidade é que os gelos do Árctico estão a diminuir. Este ano, pela primeira vez que há memória, todo o gelo na costa norte da Rússia desapareceu, criando um corredor marítimo até à Ásia, podendo ser usado por qualquer embarcação e não só apenas pelos quebra-gelos.

 

Mas como dizem os cépticos neste assunto: "a variação climática é cíclica." Sim, ninguém diz o contrário. Apenas afirma-se que as actividades humanas estão a fazer com que esse ciclo esteja acelerado. E não podemos esquecer os dados registados nos últimos anos. Tempestades mais fortes, maior número de tornados, maiores períodos de calor ou frio extermos, subida do nível do mar, alterações de correntes e salinidade, etc.

 

Todos temos que reflectir neste assunto, e não poderemos fazer o que quisermos. A maneira como decidirmos actuar afectará toda a gente. Eu por mim, mesmo que o aquecimento global seja um embuste, prefiro não arriscar. Este assunto tem um desfecho muito sério para se arriscar toda a Humanidade numa extinção lenta e dolorosa.

publicado por Alvaro Faustino às 17:30

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
Boas, sou estudante e procuro trabalho no verão na...
blogs SAPO