Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

25
Out 09

 

Mais uma vez, tornamos a mudar a hora. Desta vez mudamos para o horário de Inverno. E uma vez mais faço a pergunta: será necessária esta dupla mudança anual nos ponteiros do relógio?

 

Continuo a achar que não. Estas mudanças foram introduzidas no tempo da Grande Guerra, porque nessa altura, a luz eléctrica era escassa e era necessário criar um sistema que permitisse aproveitar o máximo a luz natural pelo maior tempo possivel.

 

Hoje em dia, usam estas mudanças de hora, não só pela razão do aproveitamento da luz natural, mas também pela razão da poupança de energia. E é neste ponto que esta medida peca. Numa altura que tanto se fala em poupança e desperdicio de energia, apresentando as mais variadas medidas para poupanças, esta medida torna-se desnecessária. O grande consumo energético tem mais a ver com hábitos e sistemas do que propriemente com mudanças de uma hora duas vezes por ano.

 

O consumo de luz eléctrica e energia, tem a ver com nós próprios e não com mais ou menos horas de luz natural. Aquilo que se poupará com mais uma hora de luz solar durante o verão, gastámo-lo em refrigeração da habitação. O mesmo se passa durante o inverno, com os gastos em aquecimento, muitas vezes sem as casas estarem preparadas para as perdas de calor, sejam pelas janelas, portas, ventilações. Quantas empresas não terão, independentemente de ser inverno ou verão, luzes, ventilações e arcondicionado ligados durante 24 horas desnecessáriamente? Quantos de nós temos lampadas de baixo consumo e desligados da corrente aparelhos não operacionais? Quantos de nós terão desligados as tais luzes de standby dos aparelhos?

 

Mudança de hora para quê? Pergunto eu.

 

 

 

publicado por Alvaro Faustino às 12:58

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16

19
20
21
22
23
24

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
Boas, sou estudante e procuro trabalho no verão na...
blogs SAPO