Aqui está uma cruz pertencente a uma cultura que não nos é muito familiar a nós portugueses. Excepto nesta pequena localidade onde praticamente faço a minha vida. Malta, no concelho de Vila do Conde, mesmo ao lado da terra onde nasci. Uma freguesia que tem uma história milenar graças à Ordem dos Cavaleiros de Malta. Com origens celtas e onde a sua gente não esconde o orgulho de terem tão vasta cultura, muito embora, nos dias que correm, tenha vindo a diminuir, muito por culpa dos governantes desta terra. Gostaria imenso que esses senhores vissem bem aquilo que de melhor há nesta pequena freguesia, para que protegessem este passado, muito provavelmente, único em Portugal.
Mas adiante. Esta gente tem feito um trabalho imenso em prol deste passado e o melhor sitio para o ver é nas festas em honra de Stª Apolónia, onde fazem uma grandiosa festa em sua honra e onde a cultura celta está presente mais do que nunca.
Por isso tenho andado com umas ideias de criar um grupo. Tipo rancho folclórico, mas com danças tradicionalmente celtas, tipo o do vídeo. Já tenho o apoio de uma pessoa que também está empenhada nisso, só nos falta convencer os habitantes e, principalmente, os governantes para que nos dêem o apoio necessário para a sua criação. Posso dizer que metade do trabalho já está feito, já existe uma escolinha de música, que nos poderia fornecer os tocadores e que é pertença dessa mesma pessoa com idêntica visão à minha. Só nos faltava mesmo gente para dançar e aquele empurrão, que é tão importante, para que o projecto fosse para a frente. É, digamos, um pequeno sonho meu e de algumas pessoas desta terra que gostariam de ver projectada esta freguesia para além das suas fronteiras.