Já no meu tempo de menino, quando se brincava nas obras, tínhamos por hábito trazer algumas pontas de fio de cobre para vender, para arranjar dinheiro para comprar os doces no café. Mas apenas tirávamos aquelas pontas soltas que se encontravam no chão, nunca naquele tempo se ouviu falar do que li estes dias no jornal a propósito disso.
Já com a rede de metro a funcionar em pleno, já foram apanhadas algumas pessoas, outras não, a roubar o cobre do sistema de sinalização da rede e as próprias catenárias do metro. Li nesse mesmo jornal, que foi apanhado em flagrante uma pessoa a tirar os carris do metro para ter acesso aos cabos de sinalização que se encontravam por debaixo dos mesmos. A retirar os carris!? Foi isto que me impressionou. Poderia acontecer um grave acidente devido a isso. O que se passa com as pessoas, que são capazes até de colocar em risco outras pessoas, apenas para ter acesso a mais uns euros de cobre? A retirar os carris!? Contado ninguém acredita. Eu mesmo depois de ler a noticia, ainda estou estupefacto. E a própria catenária também já foi alvo de mão alheia. Mesmo sob tensão e com riscos de morte, pois circulam naqueles cabos cerca de 700V , há quem suba lá cima para ter acesso ao fio e aquele fio é bem grosso, dá uns bons tostões. Já tiveram de interromper a circulação do metro devido à falta da mesma e da sinalização. Agora a dos carris, essa ainda estou a digerir.
Na minha pequena terra de Modivas , também já assistimos a semelhante situação, mas antes de o metro entrar em circulação. Tanto a catenária como a subestação que lá existe próxima da estação de metro de Modivas Centro, foram visitadas por pessoas que não os técnicos da Metro do Porto.
Agora com o Metro a funcionar, mesmo assim lá se vai o cobre! Isto cada vez mais parece um país de terceiro mundo.
Como comentei essa noticia que li, daqui a nada até as próprias carruagens do metro são roubadas. Tipo Triângulo das Bermudas.
Depois chamam o FBI para resolver mais um caso de Ficheiros Secretos.