E a história repete-se mais uma vez ao fim de menos de um ano do Vince . Desta vez chama-se Gordon e embora não atinga o continente, poderá atingir os Açores, talvez ao final da tarde de hoje.
Como explicar, em menos de um ano, dois furacões ameaçarem Portugal? País que não está habituado a estas coisas. Basta uma chuvinha mais forte para ficar tudo alagado e andarmos para aí a pedir ajudas. Imaginem quando uma destas coisas atingirem a sério o país? A poucos dias da estreia do filme/documentário "Uma Verdade Inconveniente", filme que aproveito desde já para dizer que todos nós deveríamos ver, pois transmite uma mensagem aterradora do caminho que o nosso planeta leva, talvez nos ajude a compreender estes fenómenos cada vez menos frequentes até para nações que estavam habituadas a ver na TV. O Inverno passado fomos nós aqui a norte a apanhar o susto, hoje é os Açores, até o sul do Brasil já apanhou esse susto.
Era bom reflectir sobre isto para tentar evitar uma catástrofe, pois mais tarde não teremos tempo para prevenir e evitar estragos maiores. Espero estar enganado, mas acredito que a curto/médio prazo iremos ser atingidos por um furacão. Espero estar enganado, pois a nossa vidinha já não está boa, sem a ajuda deles.
Aguardo noticias sobre o Gordon e irei começar a estar mais atento ao site do NOAA para me prevenir atempadamente. E boa sorte para os Açores.