Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

04
Dez 08

Toda a gente ficou em casa e relembrou o dia 1 de Dezembro. Não precisarei de dizer o porquê desse feriado. Pelas minhas voltinhas por a internet, pude verificar que a maioria das pessoas sabem o que aconteceu nesse dia de 1640. Mas será que alguém questiona se o feriado é justo ou é mais um feriado para aproveitar. Não, eu acho que este feriado deverá continuar a existir. Mas igualmente deveria existir outro, para mim muito mais importante para Portugal. Se os políticos vierem agora dizer que "não pode ser. Seria muitos feriados no país e bláblá blá". Pois eu digo que não se preocupem, apenas temos de colocar o 15 de Agosto um dia antes. Quem nunca ouviu falar da Padeira de Aljubarrota:

 

"Brites de Almeida não foi uma mulher vulgar. Era feia, grande, com os cabelos crespos e muito, muito forte. Não se enquadrava nos típicos padrões femininos e tinha um comportamento masculino, o que se reflectiu nas profissões que teve ao longo da vida. Nasceu em Faro, de família pobre e humilde e em criança preferia mais vagabundear e andar à pancada que ajudar os pais na taberna de donde estes tiravam o sustento diário. Aos vinte anos ficou órfã, vendeu os poucos bens que herdou e meteu-se ao caminho, andando de lugar em lugar e convivendo com todo o tipo de gente. Aprendeu a manejar a espada e o pau com tal mestria que depressa alcançou fama de valente. Apesar da sua temível reputação houve um soldado que, encantado com as suas proezas, a procurou e lhe propôs casamento. Ela, que não estava interessada em perder a sua independência, impôs-lhe a condição de lutarem antes do casamento. Como resultado, o soldado ficou ferido de morte e Brites fugiu de barco para Castela com medo da justiça. Mas o destino quis que o barco fosse capturado por piratas mouros e Brites foi vendida como escrava. Com a ajuda de dois outros escravos portugueses conseguiu fugir para Portugal numa embarcação que, apanhada por uma tempestade, veio dar à praia da Ericeira. Procurada ainda pela justiça, Brites cortou os cabelos, disfarçou-se de homem e tornou-se almocreve. Um dia, cansada daquela vida, aceitou o trabalho de padeira em Aljubarrota e casou-se com um honesto lavrador..., provavelmente tão forte quanto ela.

O dia 14 de Agosto de 1385 amanheceu com os primeiros clamores da batalha de Aljubarrota e Brites não conseguiu resistir ao apelo da sua natureza. Pegou na primeira arma que achou e juntou-se ao exército português que naquele dia derrotou o invasor castelhano. Chegando a casa cansada mas satisfeita, despertou-a um estranho ruído: dentro do forno estavam sete castelhanos escondidos. Brites pegou na sua pá de padeira e matou-os logo ali. Tomada de zelo nacionalista, liderou um grupo de mulheres que perseguiram os fugitivos castelhanos que ainda se escondiam pelas redondezas. Conta a história que Brites acabou os seus dias em paz junto do seu lavrador mas a memória dos seus feitos heróicos ficou para sempre como símbolo da independência de Portugal. A pá foi religiosamente guardada como estandarte de Aljubarrota por muitos séculos, fazendo parte da procissão do 14 de Agosto."                                                                                                   

 

                                                                                                     in www.lendasdeportugal.no.sapo.pt

 

E nós que não comemoramos o nascimento do nosso país. Mas comemoramos as revoluções. Não comemoramos uma alegria como o nascimento de um país, mas comemoramos os dias das revoluções, que geralmente aconteceram por causa de coisas tristes e sangrentas ou violentas. Comemoramos os dias santos, que ninguém sabe bem para que servem, mas não o fazemos com a coisa que nos facultou a nossa Nacionalidade. E não venham dizer que o 10 de Junho serve para isso. Para além de ser o dia em que Camões nasceu ou morreu, agora não me lembra, não vejo que mais tenha acontecido nesse dia em outros anos, que faça com que tenhamos de o comemorar. Não tiro mérito ao homem, mas se é para comemorar apenas por causa disso, isso já acontece com o que fazemos com os dias Santos. E já agora que gostamos de comemorar lutas, alguém sabe o que aconteceu no dia 9 de Abril de 1918?

 

publicado por Alvaro Faustino às 18:31
sinto-me:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Ola preciso de trabalho para a mulher se souberem ...
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
blogs SAPO