Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

02
Jun 09

Sim, hoje (ontem 1 Junho) foi feriado aqui por estas terras. Pinksteren, ou traduzido, dia de Pentecostes. Aproveitei assim este fim de semana prolongado para visitar um local que ouvi falar. Madurodam, ou como eu lhe chamo Holanda dos Pequeninos.

 

 

Madurodam é uma cidade holandesa em miniatura, numa escala de 1:25. Tudo é mais pequeno 25 vezes, não quer dizer que seja menos pormenorizado ou real. Todos os dias uma equipa de 35 pessoas zelam por este espaço. Existem miniaturas que demoraram 4 anos a serem construídas, devido à sua complexidade. Os parques em miniatura são reais. Todas as plantas são podadas assiduídamente durante todo o ano, para que não ultrapassem os 60 cm de altura.

 

Para além disto, Madurodam também é um monumento em memória dos mortos da II Guerra Mundial. Abriu ao público em 1952 em memória do herói de guerra George Maduro que faleceu no campo de concentração de Dachau como prisioneiro de guerra em 9 de Fevereiro de 1945. Os seus pais financiaram este parque com o objectivo de doar os lucros a uma instituíção de caridade.

 

Dados:

 

- Superfície da cidade: 18 000 m2

- Habitantes em miniatura: 66 000

- Carros e camiões: 4 542

- Km por ano por carro: 14 000

- Km por ano por comboio: 16 000

- Comboios: 13

- Eléctricos: 2

- Carris de comboios e eléctricos: 4 250m

- Aviões: 32

- Altura da torre de controlo do aeroporto: 4m

- Número de malas no sistema de bagagem: 500

- Árvores em miniatura: 5 236

- Bolbos de flor: 30 000

- Luzes em miniatura na cidade: 50 000

- Travessas das vias-férreas: 80 000

- Navios e barcos: 58

- Miniaturas: mais de 185 edificios e construções

 

Aqui vos deixo algumas.

 

Euromast - Roterdão

Esta torre de recreação com 185 metros de altura, projectada pelo arquitecto H.A. Maaskant. Um rápido elevador leva-o à plataforma cimeira, a uma altura de 100 metros. Para uma visão mais excitante sobre o porto, pode-se viajar na Cabina Espacial. Esta gira lentamente á volta do mastro e alcança uma altura de 185 metros.

 

Plataforma de produção - Groningen

Esta plataforma de produção, operada pela empresa N.A.M., pode produzir petróleo e gás simultaneamente. O petróleo é transferido através de uma das três pernas de betão ás unidades de armazenamento no solo oceânico. O gás natural é levado directamente para o continente através do gasoduto. Na secção apoiada sobre as pernas de aço encontram-se as acomodações do pessoal e uma plataforma para helicópteros.

 

Nationale Nederlanden - Roterdão

O edificio Delftse Poort da empresa de seguros Nationale Nederlanden, datado de 1991, foi projectado pelo arquitecto Abe Bonnema. As suas duas torres de escritórios chamam a atenção, tendo na realidade, 93 e 150 metros de altura. Tanto o edificio original como a sua miniatura foram construídos, exteriormente, totalmente em vidro.

 

Unilever - Roterdão

Este edificio é a sede da Unilever. Data de 1992 e foi projectado pelo arquitecto J. Hoogstad. À entrada encontra-se uma escultura em bronze do artista Wessel Couzijn.

 

Aeroporto Internacional Schiphol - Amesterdão

Um nó de transporte dinâmico onde mundos se encontram. Uma verdadeira cidade dentro de um aeroporto com facilidades durante 24 horas, onde pessoas e empresas, logística e lojas, informação e actividades recreativas se encontram. No aeroporto poderá ver aviões em movimento, restaurantes, pessoas que estão à espera nas salas de chegada e partida, o pequeno museu Rijksmuseum, o Schiphol Plaza e até mesmo um transportador de pessoas ultramoderno. A tangente do sul tem a sua própria paragem junto da torre de controlo. O novo aeroporto, concluído em 2003, é o maior projecto de maquete desde 1952. Uma plataforma aprofundada dá-lhe a possibilidade de ver a confusão e o que acontece num terminal à altura dos olhos. Na plataforma também poderá ver uma técnica de indução nunca exibida, onde dois aviões de 3 metros se movimentam pela pista, por meio de um campo magnético, baterias recarregáveis e computadores miniatura. E atenção: aqui encontra-se o único Concorde ainda em funcionamento.

 

Estação ferroviária Blaak - Roterdão

Esta estação semi-subterrânea é notável pelo enorme disco que serve como telhado. Ela foi projectada pela Holland Rail Consult.

 

Estação Central de Utreque

Nos próximos anos vão ser drasticamente renovadas seis grandes estações de comboios na Holanda. A Madurodam já vai olhando para o futuro com esta nova Estação Central de Utreque, baseado no desenho da firma de arquitectos Benthem Crouwel Architects. A linha ferroviária de Madurodam é conduzida por meio de um programa de computador. Os comboios circulam durante todo o dia a uma velocidade de 5 km/h.

 

 

Sala de Concertos - Amesterdão

A Sala de Concertos em Amesterdão é a sala mais visitada do mundo e é extremamente conhecida internacionalmente. O edifício datado de 1888 foi desenhado pelo arquitecto Adolf Leonard van Gendt de Amesterdão, no estilo de Classicismo Vienense.

 

Ponte Erasmus - Roterdão

Entre as muitas pontes notáveis em Madurodam, a ponte Erasmus possui uma extraordinária estrutura. A partir da ponte, a vista do porto à esquerda mostra vários barcos tipicos de canais, como também um luxuoso ferry-boat. No porto também se encontra o navio-tanque Fiwado da Total de Zwijndrecht, que abastece os navios de gasóleo e lubrificantes. Para além de abastecer os navios, o navio-tanque também é uma loja com mais de 5000 artigos para os capitães dos restantes navios.

 

Maeslantkering - Hoek van Holland/Roterdão

A comporta contra inundação na via fluvial Nieuwe Waterweg foi a última secção do Plano Delta a ser completada em 1997. O Plano Delta protege os pólders holandeses contra marés de tempestade. Esta comporta abre-se e fecha-se quatro vezes por hora. Assim como na vida real, as suas portas simplesmente não se tocam.

 

O jardim Het Valkhof - Nijmegen

Os modelos em escala do jardim Valkhof e seus arredores foram construídos por ocasião da celebração dos 2000 anos da cidade de Nijmegen. A capela de São Nicolás com uma base de 16 ângulos foi construída em 1030. Da capela de São Maarten de 1152 foi possível manter a abside. A torre Belvédère, de 1450, situada no parque Hunnerpark foi construída como torre de protecção onde neste momento se encontra um restaurante. O pilar de deuses moderno foi inspirado no pilar de deuses romano do séc: XVII d.C. que foi descoberto durante escavações em 1980 dando à cidade de Nijmegen o reconhecimento de ser a cidade mais antiga da Holanda.

 

Torre da Catedral - Utreque

A construção da torre "Dom" de 112 metros de altura, a mais alta torre de igreja na Holanda, levou 61 anos. O imponente edifício gótico foi concluído em 1382. Os relógios e o carrilhão, como também a própria torre, foram copiados em detalhe em Madurudam.

 

Parlamento Holandês Het Binnenhof - Haia

O Binnenhof tem sido o centro do governo da Holanda durante muitos séculos. Uma vez por ano, na terceira terça-feira de Setembro, o Parlamento é oficialmente aberto no Prinsjesdag (dia do Príncipe). No Ridderzaal (Salão dos Cavaleiros), a Rainha pronuncia o discurso acerca das politicas do governo estabelecidas para o ano seguinte. O Coche de Ouro é seguido por uma procissão de carruagens. A Guarda de Honra, formada pela Marinha Naval e pela banda musical da Marinha Real, está alinhada na entrada do Salão dos Cavaleiros, o qual foi construido por Floris V como um pavilhão de caça no séc. XIII. Na pequena torre da esquerda situada nas traseiras, encontra-se o escritório do Primeiro-Ministro da Holanda.

 

Basílica de São João - s' Hertogenbosch

A construção da basílica de St. Jan foi iniciada em 1380. A igreja alcançou a sua proporção actual apenas 200 anos depois. A planta desta igreja gótica é igual à da Catedral de Amiëns, excepto que a basílica de São João tem cinco naves laterais, em vez de três.

 

E teria muitas mais fotos para aqui colocar, mas sendo assim, talvez demoraria mais de uma semana a escrever este post, que deveria ter ficado pronto ontem, que foi o feriado, e não hoje a esta hora. Vou colocando outras no slide show Fotos Holanda.

Um dia quem tiver oportunidade de visitar este local, não a percam. Serão as 2/3 horas mais bem passadas em familia.

 

publicado por Alvaro Faustino às 20:28
sinto-me: cansadito

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

15
18
20

21
22
23
24
25
26
27

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Ola preciso de trabalho para a mulher se souberem ...
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
blogs SAPO