A escolha é difícil. Depois de ler vários livros este ano, desde José Rodrigues dos Santos, a Paulo Coelho, passando por Brian Greene ou Ken Follett, a minha escolha vai recair sobre Pedro Miguel Rocha e a sua obra Juntos Temos Poder, edição de 2009 das Edições Ecopy, colecção Prosadores Contemporâneos.
A única coisa de que me arrependo foi não ter tido o prazer de ler uma obra sua mais cedo. Esta história em particular, poderia muito bem ser uma história verídica, tal é o conto, o local e as vivências relatadas. Uma história de amor, de amizade,altruísmo e voluntariado, leva-nos a pensar o nosso papel no Mundo. Ensina o que fazer a quem se sente preso ao dia-a-dia, à rotina da vida, mostra-nos o poder da amizade verdadeira e dos objectivos comuns, capaz de romper fronteiras e distâncias e mostra que o amor verdadeiro, honesto e genuíno é intemporal, não olha a raças nem culturas distintas. Uma autêntica lição de vida a uma sociedade materialista, fútil e talvez mesmo racista e xenófoba, muitas vezes de uma forma inconsciente. A história está tão bem contada que durante a leitura julguei mesmo tratar-se de uma coisa real. Pena minha chegar ao fim e constatar que tudo, afinal ainda não passa de um sonho. Um Mundo melhor será possível e esta leitura leva-nos a acreditar nisso mesmo, apenas quando regressamos à realidade da nossa vida, nos apercebemos que afinal ainda há muito trabalho a ser feito.
Um livro que nos faz acreditar na bondade do Homem, sem dúvida. Uma visão do futuro demasiado optimista, provavelmente utópica, mas que passamos a acreditar que seja possível depois de ler este livro. "Ai, tão bom que assim fosse. Que todos trabalhassem para isso." Foram as duas primeiras frases que proferi quando acabei de o ler.
Se o recomendo? Sem dúvida, por todas as razões que apresentei acima e principalmente, porque sou dos que acredito num Mundo melhor.
Para o próximo ano, tenho já a minha lista pronta e encomendada. A saber:
- Um Mundo Sem Fim Vol.II, de Ken Follett
- A Mão do Diabo, de José R. dos Santos
- Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar, de António Lobo Antunes
- Os Dragões do Éden, de Carl Sagan
- Maktub, de Paulo Coelho
- O Diário de Um Mago, também de Paulo Coelho
- O Eremita Galego, de Pedro Miguel Rocha
E para já basta. Já me deve deixar entretido a viajar pelas folhas, a caminhar lado a lado com as personagens, a viver as aventuras até meados da Primavera. Depois? Depois logo se vê. Não faltam histórias, livros e aventuras para serem descobertos.