Porque sem ele, não teríamos saído da Idade da Pedra. Com amor, respeito e opinião tudo se resolve, tudo evolui...

12
Mai 13

 

Por onde começar com a opinião do livro Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar de António Lobo Antunes? Nem sequer sei bem. A estrutura do livro é dividida como uma corrida de toiros com os seus tércios e sortes supremas. A acção passa-se no Ribatejo numa quinta de toiros e pelo que se entende, no leito da morte da mãe num Domingo de Páscoa ás três da tarde. A história vai passando como se fosse contada por cada um dos irmãos e pela própria mãe. Embora seja uma história de uma família, corremos o risco de pensar que é uma história pela qual o autor passou, tal são as vezes que fala de si mesmo no livro.

Desde o vício de jogo do pai no Casino que arrasa a fortuna da família, passando pela doença e morte da mãe, pela história de cada um dos irmãos e seus nascimentos e acabando pela nunca reconhecida meia-irmã da falecida mãe que tinha o papel de governanta da casa e cuidava dos filhos, é um livro para se ler com atenção e mesmo assim corremos o risco de ficarmos confusos durante o desenrolar da história.

 

Pessoalmente não gosto, por mais que digam que esta é a melhor história do autor e por muito que o titulo me seja chamativo. Muitos jogos de palavras, insinuações, meias-palavras, voltas atrás e voltas à frente, trocas de narrador, tornam o livro um pouco difícilde ler e compreender. É um livro para se ler com tempo, com cabeça e com atenção. Não é um livro de leitura fácil, até pelo contrário. É um livro para quem tem tempo de o ler lentamente e bem atento às palavras e frases que compõem a história, que não deixa de ser uma história interessante sobre uma família, os seus problemas, os seus sonhos, pesadelos e vivências, tão reais em outras famílias por esse mundo fora.

 

Boas leituras.

publicado por Alvaro Faustino às 14:47

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
comentários recentes
Ola preciso de trabalho para a mulher se souberem ...
eu preciso trabalho se houver eu arrisco,,melhor q...
Boa tardeGostaria de tentar a minha sorte por lá t...
tem trabalho para mim moro no luxembourg mas gosta...
Ola alguém me pode ajudar a ter trabalho para ai p...
Que bom para si Ana. Pena não ter reparado na data...
Eu estou na holanda .Não trabalho porque não quero...
procuro trabalho na Holanda em estufas de flores p...
Gostaria de trabalhar em estufas na Holanda poi em...
quala é a empresa?
blogs SAPO